Human and nature in Harmony / Mensch und Natur in Harmonie / Humano e natureza em Harmonia / Humano y naturaleza en Armonía

O SER HUMANO E A NATUREZA EM HARMONIA –

Ernst Gotsch is a Swiss farmer and researcher, who’s work in Latin America on models of agroforestry has led to conversion of large amounts of degraded land into productive and diverse agroforests.

He has developed a new technique of rapid recovery of poor soils by imitating existing patterns in nature in which carefully selected species of plants – a consortium of species – are placed at a given spacing and orientation.

Introduced in a predetermined sequence, and heavily pruned during their growth period at regular intervals.

In the space of a few years he has converted over 1200 acres of degraded land in Brazil into a productive rainforest.

His students and some corporate are now implementing the same techniques combining commercial and ecological interests.

Trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características da Agricultura Sintrópica, mas não são exclusivas dela.

Variações desses fundamentos podem estar associados respectivamente à Permacultura, à Agrofloresta, à Agricultura Regenerativa e à Agroecologia, por exemplo.

Uma primeira e simples distinção que poderíamos fazer seria relativa ao fato de que dentro desse universo de conceitos, alguns se referem a sistemas de uso da terra enquanto que outros são sistemas de design e outros ainda uma ciência ou um movimento social e político.

Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica.

Na Agricultura Sintrópica o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *